Vê se estás viciado(a)
Faz estas perguntas a ti próprio. (Para este teste preciserás de uma folha e de uma caneta)
Qual é o conteudo que a tecnologia contém? Será que enche a mente de coisas boas, verdadeiras e dignas?
- A tecnologia é muito benefica para mim pois mantenho contacto com a familia e amigos e ajudame em trabalhos, quer de escola ou profissionais.
- A tecnologia é muito benefica para mim pois a cada minuto que passar, eu posso estar em dia com as noticias dos meus amigos...Mesmo que por vezes a mensagem não seja completamente verdadeira.
Quando é que devo uzar?
- Eu geralmente tenho um tempo limite para receber mensagens e telefonemas, e nunca ligo o telemovel em eventos importantes ou quando estou a estudar.
- Eu estou sempre contactavel, mesmo que esteja na casa de banho eu tenho sempre o telemovel ligado.
Depois destas perguntas... O que fazer!
- Reflecte bem quanto tempo é que achas que deverias utilizar a tecnologia, e escreve esse número no papel. Se for assima de 2 a 3 horas tens de ter cuidado, pois esse número têm sempre tendencia a subir.
- Pergunta á tua familia ou amigos se estás com atenção quando falam contigo. Se te disserem que ráramente estás com atenção ao que dizem, então tens de establecer uma moderação, não interrompas as converças pessoalmente, pois contacto visual é muito mais importante do que simples mensagens.
- Se não sabes se o conteudo é mesmo verdadeiro... Então informa-te antes de seres cunplice de um boato ou de trabalhos com informação errada.
( As respostas ás perguntas em cima são respostas de pessoas que são viciadas e outras que são moderadas ao utilizar a tecnologia. A primeira resposta de cada pergunta é de pessoas moderadas e a segunda é de pessoas viciadas. )